top of page

DUO SCHERZO

Flauta: Vera Morais
Piano: Margarida Prates

Vera Morais e Margarida Prates, ambas solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, iniciaram aí o seu projeto como duo, tendo-se estreado em 2019, em plena pandemia

O reportório do duo foi-se alargando, indo actualmente de J.S.Bach ao século XX, passando ainda pelo reportório menos conhecido de mulheres compositoras dos secs XIX e XX

IMG_2896.jpeg

Multimédia

 Instituto Superior de Economia e Gestão -  RDP Antena 2

Lisboa, novembro de 2023 

Instituto Camões - Luxemburgo
Abril de 2023

Abadia de Springiersbach, Alemanha
Abril, 2023

Museu Soares dos Reis 
Porto, 2023

Museu Nacional do Azulejo (ensaio)

Lisboa, 2022

2022 Museu do Azulejo ensaio I_edited.jp

110º Aniversário I.S.E.G.
Lisboa, 2021

Conselho de Ministros - Palácio Foz

Lisboa, dezembro de 2021

2022 Palácio Foz I_edited.jpg

Abadia de Springiersbach
Alemanha, 2021

Biografia


Vera Morais e Margarida Prates, ambas solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, iniciaram aí o seu projeto como duo, tendo-se estreado em 2019, em plena pandemia, com um concerto transmitido em live streaming pela OCCO, dedicado ao compositor Astor Piazzolla.
No seguimento dessa transmissão a RDP/Antena 2 convida o duo para fazer um concerto transmitido em direto dedicado a reportório latino-americano, seguindo-se posteriormente convites para outras apresentações em Portugal, de entre os quais se destacou o concerto de Natal para a Presidência do Conselho de Ministros, em 2020.
Um convite para tocar na Alemanha em 2021 abriu-lhes as portas no âmbito internacional e como consequência do sucesso obtido o duo é convidado para outras apresentações nesse país e também para integrar o curso de verão de 2022 de Springiersbach / Bengel, aí realizando masterclasses como docentes de
flauta e piano. Em 2023 o Duo regressa aos palcos estrangeiros, apresentando-se no Luxemburgo e na Alemanha.
O reportório do duo foi-se entretanto alargando, indo actualmente de J.S.Bach ao século XX, passando ainda pelo reportório menos conhecido de mulheres compositoras dos sécs. XIX e XX, programa apresentado em 2022 no Museu Nacional do Azulejo, no Dia
Internacional dos Museus.

Em 2023 apresentam-se de novo na Alemanha e no Luxemburgo, a convite do Instituto Camões, para aí integrarem as comemorações do dia 25 de Abril.
Em 2024 o Duo Scherzo foi convidado para dinamizar um ciclo interdisciplinar de concertos no Museu Nacional do Azulejo, que conjugasse as artes plásticas da cerâmica com a música.

Desse projeto nasceu o ciclo PONTES ARTÍSTICAS, tendo sido organizados durante o ano 4 concertos comentados, com 4 temáticas diferentes, precedidos de visitas guiadas ao museu.Foram ainda organizados ensaios abertos para escolas e grupos sociais desfavorecidos.Uma das preocupações fundamentais do Duo é ajudar o público a aproximar-se da música clássica e a entender o que ouve em concerto. Assim, os seus concertos são sempre comentados e são preparadas folhas de sala pormenorizadas, com detalhes importantes sobre os compositores que serão ouvidos.Estas explicações têm surtido um efeito muito enriquecedor junto do público, que tem exultado com esta dinâmica particular.Neste momento, Margarida Prates e Vera Morais exploram novos repertórios com entusiasmo, na perspectiva de trabalhar futuramente em projetos variados, com intenção de se tornarem uma referência em Portugal e no estrangeiro.

Vídeos

Projeto
Trio com violoncelo

Apresentamos o recente projeto de trio onde convidámos o violoncelista Maxim Doujak

Oeiras, Trio janeiro 2024 I (1).jpg

Palácio Marquês de Pombal, Oeiras, 2024

 Agenda 2025

»» 13 de março - Concerto Antena 2 - Trio com Violoncelo Palácio Marquês da Fronteira 19h com transmissão em directo pela RDP - Antena 2

»» 13 de abril - Concerto no Festival de Música de Springiersbach (Alemanha)

»» 21 de setembro - Teatro Joaquim Benite - Almada (A confirmar)

»» 4 e 5 de outubro - Festival de lançamento do projeto "La Cour Surréaliste"Boissise-le-Roi (França)

»» 29 de novembro - Ciclo de Inverno de Eborae Musica - Projeto de Trio com violoncelo

Programas

Pedras angulares do repertório de Flauta e Piano Este programa contempla algumas das obras mais emblemáticas escritas para flauta e piano ao longo dos tempos, que se tornaram referências incontornáveis para este ensemble.

Territórios desconhecidos música no feminino Este programa pretende divulgar obras de mulheres compositoras pouco conhecidas e que abarcam os períodos dos secs XIX e XX. São peças de uma enorme beleza, que merecem estar nos programas de concerto das grandes salas de espectáculo e ser ouvidas pelo grande público.

O glamour de Johann Strauss - 200 anos do seu nascimento Programa comemorativo dos 200 anos do nascimento do compositor austríaco Johann Strauss. Imortalizado pelas valsas, polkas e mazurkas, ouvidas desde há anos nos concertos de Ano Novo, este programa dará a ouvir algumas das peças que se tornaram famosas em todo o mundo, e que se distinguem pelo inconfundível estilo daquele génio compositor.

Fadas e faunos Neste programa o ouvinte surpreender-se-á com música inspirada em seres mitológicos, como as fadas, os faunos e as sereias. Ao longo de uma hora de concerto, ouviremos música de vários compositores que nos conduzem para um reino encantado, iluminado de pura fantasia.

De Portugal para o mundo Este programa conduz o ouvinte numa viagem musical à volta do mundo, começando com um compositor português, passando depois pela América latina, a América do Norte e a Europa do Leste. O resultado auditivo é de um colorido interessante, que cativa o púbico pela diversidade de estilos.

Programa grandes efemérides Com este programa pretendemos homenagear alguns dos compositores que celebram aniversários de vida ou de morte em 2025. Passando por França, Itália e Hungria, ouviremos obras do séc XIX à atualidade.

O ressurgimento da flauta na música francesa do séc xx Os progressivos melhoramentos na flauta tornaram-na um instrumento muito apelativo para os compositores franceses da primeira metade do sec XX. Encantados com as novas possibilidades, foram vários os músicos que escreveram obras para flauta e piano, que acabaram por se tornar emblemáticas da música francesa.

Programa para meditar - Aniversário: Ludovico Einaudi Ludovico Einaudi comemora, em 2025, o seu 70º aniversário. Pensando nessa efeméride, o Duo Scherzo preparou um programa de homenagem ao músico italiano, conhecido pela sua música minimalista e meditativa, que tem cativado milhões de seguidores nas plataformas virtuais.

Lista de Repertório

 

 

Período Barroco 

  •  Johann Sebastian Bach, Sonata em mi menor

 

Clássico:

  • Beethoven, Sonata 

Romantico:

  • C. Saint-Säens, Romance

  • Carl Reinecke, Undine Sonata

  • S. Rachmaninoff, Vocalise

Séc. XX:

  • Claude Debussy, Prélude à l’aprés-midi d’un faune (arr.)

  • Francis Poulenc, Sonata

  • Georges Enesco, Cantabile et Presto

  • Cécile Chaminade, Concertino para flauta e piano op.107

  • ​Mélanie Bonis, Sonata para flauta e piano

  • Sofia Gubaidolina, Sons da floresta

  • Mike Mower, Sonata Latino

  • A. Piazzolla, História do Tango

 

Musica Portuguesa

  • Luiz Costa, Sonatina para flauta e piano 

  • Joly Braga Santos, Peça para flauta e piano

  • Ivo Cruz, Canto de Luar
     

 

 

 

 

 

 

 

IMG_2993_edited_edited.jpg

 Pontes Artísticas

0a9baef7-290d-406c-be94-c66f41f4e757_edited.jpg

Duo Scherzo e o Museu Nacional do azulejo apresentaram um ciclo de concertos comentados, de perfil pedagógico e participativo, abertos à comunidade, que interligaram as artes da música e do azulejo. Foram 4 concertos, 4 artistas, 4 instrumentos, 4 temas que se interligaram e fizeram conecção entre estas duas artes. Partindo de breves visitas a espaços selecionados do museu, o público foi depois conduzido para o magnifico cenário da Igreja do Convento da Madre de Deus, onde assistiram ao concerto comentado. A natureza deste projeto pretendeu acentuar a dimensão que a música tem na vivência conventual do Mosteiro, cuja arquitetura foi trabalhada em função do som e da sua ampliação - uma forma de dotar o espaço de uma grandiosidade que aliou assim o terreno e o divino. 1º concerto com visita: O Romantismo - Era Dourada do Piano 29 de Setembro, recital de piano solo, pianista Margarida Prates 2º concerto com visita: Belles Èpoques 27 de Outubro, recital de duo de flauta e Harpa : flautista Vera Morais, harpista Emanuela Nicoli 3º concerto com visita: Territórios desconhecidos - musica no feminino 10 de Novembro, recital de duo de flauta e piano, flautista Vera Morais, pianista Margarida Prates 4º concerto com visita: 15 de Dezembro, recital de guitarra solo, guitarrista Titus Isfan 15h00 - visita à galeria do séc. XIX (parcial): 30 min 16h00 - inicio do concerto comentado de piano na Igreja da Madre de Deus: 1h Participação livre

PHOTO-2024-10-14-17-04-06.jpg
IMG_5809_edited.jpg
IMG_5812.jpg
IMG_5890.jpg
bottom of page